Skate e Educação

Programa que visa capacitar crianças e jovens através de aulas de skate, actividades recreativas, informática, tecnologia, cidadania e liderança em um ambiente seguro e saudável. Este programa é executado depois da saida da escola ou antes conforme o horário escolar do participante. O público alvo são alunos do ensino primário e secundário e quando deparamos com alguém interessado em fazer parte do nosso programa e não se encontra a estudar procuramos perceber os porquê e apoiamos a continuar com os estudos. Os participantes recebem apoio nos trabalhos da escola, são exclarecidas dúvidas e ajudamos a planificar melhor o seu tempo para complementar os estudos e o skate.

Noel Cossa (Sivio), é participante do programa Skate e Educação da Maputo Skate desde 2017. Noel não estava a estudar na altura e Francisco Vinho fundador da Maputo Skate o convidou a fazer parte do programa Skate e Educação. Noel é um talento no skate e precisava de orientação para poder um dia viver daquilo que gosta mas a falta de estudos seria uma barreira para ele. Depois de semanas de conversa sobre as prespectivas que o Noel podia esperar da Maputo Skate o Francisco o aconselhou a voltar aos estudos no ano seguinte 2018. Noel está a estudar e frequenta a 8ª Classe.

Em 2017 Francisco criou condições para o Noel participar em um campeonato fora de Maputo, Nelspruit – South Africa, como parte do processo da sua profissionalização no Skate. Foi uma experiência boa para um adolescente de 14 anos que estava com poucas prespectivas de suceder um dia. Noel teve uma boa prestação e consiguio ocupar o 4ª Lugar competindo com skatistas da categoria avançada (Veja o video).